Lolla Girl's

Pausa para Leitura: A Cidade do Sol



      A Cidade do Sol (do inglês A Thousand Splendid Suns) é um romance que foi lançado em 2007 nos Estados Unidos e em 2008 aqui no Brasil, escrito pelo renomado Khaled Hosseini conhecido por ser autor da obra O Caçador de Pipas.

               O com mais de 100 milhões de leitores é composto de 50 capítulos divididos em 4 partes, nele, o leitor encontra romance, emoção e aprendizado, uma vez que, o livro conta a história de duas mulheres que residem no Afeganistão, e o país durante os anos que se passam no livro passa por momentos de crises e guerras.
Instagram media oopsmadu
@oopsmadu
       Mariam, nasceu em Herat (uma cidade no Afeganistão) no ano de 1959, é uma mulher pobre, uma harami (bastarda), fruto de um adultério cometido pelo patrão com uma empregada. Quando a família de sua mãe, Nana, descobriu a gravidez a abandonou e quando as outras mulheres de Jalil, pai de Mariam, descobriram o ocorrido exigiram que o marido expulsasse Nana. Daí em diante, Mariam passou a viver com Nana, em uma kolba, uma casa pequena feita de barro e palha, nada comparado com a casa de seu pai, que era rico. Todas às quita-feiras, Jalil visitava a filha na Kolba, e a garotinha tinha um sonho, viver com o pai em sua casa, pois ele a tratava com amor e carinho. Quando Marian fez 15 anos pediu ao pai que a levasse para morar com ele, e ele não o fez, então, Mariam, foi atrás do pai, dando inicio a maior reviravolta que poderia acontecer em sua vida, incluindo dentre elas, um casamento arranjado com o homem muito mais velho que ela.
       Laila, nasceu em 1978, 19 anos depois do nascimento de Mariam, filha de um casal bem estruturado, exceto pelo fato de que seus irmãos, que ela nem se lembrava, estavam servindo ao país e isso causa uma certa tensão porque sua mãe, ao contrário de Mariam, que sempre imaginou que mulheres, como ela, nasceram apenas pra sofrer, o pai de Laila, que era professor, a fazia acreditar que ela teria um futuro maravilhoso, que ela não seria apenas mais uma mulher dependente do marido, e assim cresceu a menina juntamente com seu melhor amigo de infância Tariq, com o passar dos anos, por mais clichê que pareça os dois se apaixonam e vivem um romance que não dura muito. O país está em guerra, e isso, traz para vida de Laila imprevistos inacreditáveis.
     E aos 33 anos, Mariam acaba ganhando uma companheira dentro de casa, Laila com 14, depois de uma inevitável reviravolta do destino acaba vendo todos os seus planos e sonhos indo embora, e se casa com Rashid, que já era marido de Mariam há anos.
      Não vou escrever toda a história u-u Foi só um gostinho desse livro banhado de segredos, história, sonhos, desejos, sofrimento, frustrações, felicidade e companheirismo, uma mistura de sentimentos e surpresas a cada capítulo. Comecei a ler o livro em 2011, mas não consegui terminar, aí depois de muito tentar lembrar o nome, consegui e não pensei duas vezes acabei comprando, uma leitura maravilhosa, eu indico, LEIAM!
     Ah, e uma curiosidade, o autor do livro Khalid Hosseini é Afegao nascido em Cabul. 

Para terminar o post, vou deixar minhas duas citações favoritas do livro.

"Não se podem contar as luas que brilham em seu telhado,
Nem os mil sóis esplêndidos que se escondem por trás de seus muros."

"De todas as dificuldades que uma pessoa tem que enfrentar, 
a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião *-*