Lolla Girl's

Outubro Rosa: Lollas contra o câncer!


        Olá, Lollitas! Outubro é o mês dedicado a estimulação da prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama é um assunto muito importante e delicado e atinge homens e mulheres em todo o mundo, países desenvolvidos ou não, no entanto, as mulheres são mais propensas a serem diagnosticadas com esse trágico problema e são nelas que vamos focar ao longo desse post.

     1. O que é o câncer de mama? 
       
      Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Ele surge a partir do crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações (mudanças) no material genético da célula. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
     
     2. Prevenção: 


    Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor (principalmente para quem já tem caso na família). Se existem casos de câncer na sua família, é muito provável que você deva fazer a mamografia com menos de 40 anos. Existem alterações genéticas que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer e que são transmitidas de uma geração para outra.

     3. Estágios do câncer: 
  • Estágio 0: A doença ainda não se expandiu;
  • Estágio 1: A doença já se expandiu no local, mas possui no máximo 2 cm de tamanho;
  • Estágio 2: A doença se expandiu por toda região local e possui entre 2 e 5 cm de tamanho e ínguas não comprometidas na axila;
  • Estágio 3: A doença se expandiu por toda a região e possui um tamanho maior a 5 cm ou ínguas muito comprometidas na axila.
  • Estágio 4: Quando a doença já se expandiu pra outras partes do corpo (pulmão, ossos, etc).
      4. Autoexame: 
- Deve ser feito uma semana após o inicio da menstruação e, na menopausa, no primeiro dia de cada mês.
  • Diante do espelho: Observe se há alterações de tamanho, forma e contorno das mamas, pressione suavemente os mamilos e examine as axilas.
  • No banho: Coloque a mãe atrás da cabeça e toque cada parte do seio delicadamente,use sua mão direita para examinar o seio esquerdo e vice-versa.
  • Deitada: Com os dedos indicador e médio esticados, pressione suavemente as mamas com movimentos circulares, da periferia até o mamilo. 
- Qualquer sinal de
  massa ou nódulo - inchaço - irritação da pele- dor - caroços - retração do mamilo - mama da pele vermelha - descamação da mama - secreção mamilar 
PROCURE IMEDIATAMENTE O MÉDICO. 

Mas ATENÇÃO nem todos os "carocinhos" encontrados na mama podem ser câncer, no entanto, só um exame pode comprovar isso.

     5. Outras Informações: 

De acordo com minhas pesquisas, quando o tumor é diagnosticado com até 1 centímetro existe 95% de chances de cura!. Segundo o SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), em 2011 tiveram 13.345 mortes, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. E segundo o INCA é estimado mais de 57 mil casos de câncer de mama durante 2014.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião *-*