1. O que é o câncer de mama?
Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo
por 22% dos casos novos a cada ano. Ele surge a partir do crescimento
descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais
(células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é
drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações (mudanças) no
material genético da célula. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
5. Outras Informações:
De acordo com minhas pesquisas, quando o tumor é diagnosticado com até 1 centímetro existe 95% de chances de cura!. Segundo o SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), em 2011 tiveram 13.345 mortes, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. E segundo o INCA é estimado mais de 57 mil casos de câncer de mama durante 2014.
2. Prevenção:
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor (principalmente para quem já tem caso na família). Se existem casos de câncer na sua família, é muito provável
que você deva fazer a mamografia com menos de 40 anos. Existem alterações
genéticas que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer e que são
transmitidas de uma geração para outra.
3. Estágios do câncer:
- Estágio 0: A doença ainda não se expandiu;
- Estágio 1: A doença já se expandiu no local, mas possui no máximo 2 cm de tamanho;
- Estágio 2: A doença se expandiu por toda região local e possui entre 2 e 5 cm de tamanho e ínguas não comprometidas na axila;
- Estágio 3: A doença se expandiu por toda a região e possui um tamanho maior a 5 cm ou ínguas muito comprometidas na axila.
- Estágio 4: Quando a doença já se expandiu pra outras partes do corpo (pulmão, ossos, etc).
4. Autoexame:
- Deve ser feito uma semana após o inicio da menstruação e, na menopausa, no primeiro dia de cada mês.
- Diante do espelho: Observe se há alterações de tamanho, forma e contorno das mamas, pressione suavemente os mamilos e examine as axilas.
- No banho: Coloque a mãe atrás da cabeça e toque cada parte do seio delicadamente,use sua mão direita para examinar o seio esquerdo e vice-versa.
- Deitada: Com os dedos indicador e médio esticados, pressione suavemente as mamas com movimentos circulares, da periferia até o mamilo.
- Qualquer sinal de
massa ou nódulo - inchaço - irritação da pele- dor - caroços - retração do mamilo - mama da pele vermelha - descamação da mama - secreção mamilar
PROCURE IMEDIATAMENTE O MÉDICO.
Mas ATENÇÃO nem todos os "carocinhos" encontrados na mama podem ser câncer, no entanto, só um exame pode comprovar isso.
De acordo com minhas pesquisas, quando o tumor é diagnosticado com até 1 centímetro existe 95% de chances de cura!. Segundo o SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), em 2011 tiveram 13.345 mortes, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. E segundo o INCA é estimado mais de 57 mil casos de câncer de mama durante 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queremos saber a sua opinião *-*