Lolla Girl's

Papo de Garotas: Morando Sozinha

     Heey gente! Esse post tá muito atraso porque eu estava toda complicada, porque a porcaria da internet é mais ausente que dinheiro em conta de universitário, mas enfim... O assunto de hoje é: Morando Sozinha! Estamos em época de vestibular e muitas pessoas ficam se perguntando se devem ou não sair da proteção de papai e mamãe, então quer saber mais do assunto? Clica aqui embaixo !! 
Enem chegando, a vida tá corrida porém em meio a tudo isso fica uma pergunta: “Saio ou não de casa?” então eu resolvi tentar dar uma ajuda nessa difícil decisão e para me ajudar eu convoquei minha amiga/colega de quarto Bruna que apesar de nunca ter morado sozinha (como eu morei) caiu de paraquedas direto em uma república! Então leia...: 
  • Como e quando tomar a decisão de morar sozinha...
Eu não tive muita decisão pra tomar não kkk moro em uma cidade que não tem faculdade e
fazer uma faculdade sempre foi prioridade desde que comecei a pensar em futuro! Se você tá pensando em sair por outro motivo que não seja a facul acredito que é quando você deseja mais espaço, mais liberdade e autonomia.

   "A experiencia é boa e ruim, boa porque você ganha uma certa independência, você começa a valorizar as coisas (como a comida e a roupa passada da mamãe), eu comecei a valorizar a minha família mas também a minha liberdade. E a parte ruim é fato de que você fica longe da sua família, e também você acaba tendo que fazer coisas que geralmente você tinha na mão"
  • Tenho medo de sair de casa...
Todos temos! Só que as vezes é necessário vencer esse medo, tudo depende do seu objetivo, se você quiser mesmo fazer faculdade longe ou se no seu caso (igual ao meu) não tem seu curso perto o negocio é ir atras mesmo, com o tempo você vê que não é tão ruim.. Eu enfrentei meu medo e você também pode enfrentar o seu ;)


     "Eu sempre quis sair, sempre pensei que eu precisava de uma certa independência, sempre achei a ideia interessante, eu queria dividir uma casa com outras pessoas da minha idade."
  • Maiores dificuldades de se morar sozinha... 
Ter que fazer sua própria comida    ficar longe dos pais e aprender a se virar sozinha...

     "É a saudade de casa mesmo, é tudo muito novo então demora pra você adaptar."
     
Agora o post vai ser dividido em dois, a primeira parte vai ser com a minha opinião, sobre a experiencia de ter morado sozinha,  e a outra vai ter os comentários da Brunnis que vai contar como foi nossa vida na republica. Obs.: No fim eu dou a minha opinião final sobre o que acho melhor ;)

                        

  • Pontos positivos:
Acho que o melhor é na questão "estudo" porque assim.. A não ser que você seja uma pessoa com mania de falar sozinha o que vai acontecer é que não tem com quem você conversar então o estudo rende, outra coisa muito legal é na questão "organização" porque não tem ninguém pra bagunçar.
  • Pontos negativos:
Solidão! Gente você passa a ser a melhor amiga da tv porque ela dorme e acorda com você kkk, você também ENGORDA sem discussão, isso é fato... Porque você acaba curando a sua solidão na comida e depois minha amiga, até hoje eu tô na luta..
  • Como são os primeiros dias:
Terríveis! Imagina você se encontrar completamente sozinha, sem conhecer ninguém na cidade e aí faz o quê? Vai pra aula, come e dorme! É triste..
  • Depois melhora?
Quando você passa a conhecer outras pessoas acaba que essa solidão diminui e quando tá ruim ficar em casa só comendo e assistindo você tem pra onde ir.
  • Experiencia positiva:
Meu CR ficou altíssimo, eu aprendi a ter responsabilidade e passei a curtir ficar só e a viver feliz com essa situação.
  • Experiencia ruim:
Com toda a certeza foi o dia que cortaram minha luz kkkkk, eu esqueci de pagar por dois meses e foi terrível porque eu descobri que minha mãe tinha motivo ao dizer "desliga a luz menina".

                         

  • Pontos Positivos:
A republica é diferente de se morar completamente sozinha principalmente pelo fato de se ter companhia, a facilidade de fazer novas amizades também é bem legal. 

     "O relacionamento com outras pessoas, fica bem diferente, você tem que aprender a ter mais paciência, a ser versátil, a saber que nem tudo pode ser do jeito que você quer, é a convivência mais com outras pessoas mesmo que elas sejam amigas. Com a convivência aumenta-se as diferenças." 
  • Pontos Negativos:
Muita gente junta gera bagunça e acaba te distraindo do seu objetivo...


     "Eu morei com 30 pessoas (23 homens e 7 mulheres), depois disso você consegue fazer qualquer coisa rsrs . É tudo muito divertido porém fica difícil quando você precisa estudar."
  • Como foram os primeiros dias longe de casa? 
     "Foram novos, uma experiência estranha e engraçada porque eu entrei primeiramente em uma república e no primeiro dia conheci pessoas diferentes, foi engraçado porque eu sou filha única então nunca tinha convivido num local com tanta gente da mesma idade, todo mundo querendo se conhecer e ao mesmo tempo eu pude dormir às 3hs da manhã porque minha mãe não estava lá para me mandar dormir (risos)."
  • Momentos bons:
     "Eu lembro muito de um dia em que quase todo mundo sentou em uma só mesa para ajudar uns aos outros, foi legal ver a união e a diversidade pois tinha gente estudando italiano, calculo, embriologia, histo, português, bioquímica e por aí vai, tudo junto... Era bom saber que tinha pessoas com quem contar."
  • Momentos Ruins:
     "As brigas constantes por besteiras, as pessoas se desentendiam de vez em quando e algumas vezes chegava a assustar por se ver até que ponto iam. Teve um dia em que uma menina armou uma briga com o resto da casa porque reclamamos que ela estava doente por bastante tempo e que era melhor ela ir pra casa se cuidar, e aí ela quase engoliu todos rsrs"

     Atualmente tanto eu quanto a Bruna saímos da republica e juntamos com mais 2 amigas para alugarmos uma casa, a convivência é bem legal e resolvemos os problemas com o barulho e é bem perto de todos os nossos amigos então hoje em dia tá tudo ótimo! 


  • Morar Sozinha x Morar em República:
Eu que experimentei os dois posso dizer sem duvida nenhuma que é melhor morar em rep! A experiencia é bem bacana e hoje em dia eu só tenho lembranças boas, agora é importante tomar cuidado quanto ao seu objetivo, não pode desviar do foco ;)
  • Conselho para quem pensa em fazer universidade longe? 
Eu sou a favor de se arriscar! Vá mesmo, faça mesmo, agora só se for pelo curso e motivos
certos! Nada de ir para outro estado ficar brincando de estudar! 

     "Primeira coisa é responsabilidade porque você vai ver que na faculdade existem inúmeras oportunidades tanto ruins como boas, então responsabilidade e maturidade são uma boa escolha para você decidir qual o melhor pra você, e com a ausência dos pais essa responsabilidade e maturidade se dobram." 

É isso gente, espero que tenham gostado e que a visão de vocês, sobre esse mundo, tenha sido ampliada... 


Obs.: O post foi todo estruturado por mim que (como todos já estão cansados de saber) faço Biomedicina e pela Bruna Danielle que faz Odontologia, ambas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Qualquer duvida só deixar aqui nos comentários ;)

  
Beijos e até mais! 

2 comentários:

  1. Morar em republica deve ser muito divertido, muita bagunça e diversão tipo american pie

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA sim, é verdade, sempre tem muita bagunça e diversão, eu acho isso até legal, faz com que as pessoas interajam entre si. Mas, também existem repúblicas que ninguém olha pra ninguém e ninguém fala com ninguém, o que eu acho chato e faz distanciar as pessoas, e também impede de fazer novas amizades, que poderiam ser muito bacanas e levarmos pra vida inteira! Obrigada pelo seu comentário, bjinhos :3

    ResponderExcluir

Queremos saber a sua opinião *-*